Top 10: Melhores linguagens de programação de 2020

Read Time:7 Minute, 18 Second

Muitas linguagens de programação para escolher, não é? Por onde começar? Este artigo pode ajudar nessa decisão, pois serão discutidas as melhores linguagens de programação de 2020 hoje!

Serão apresentados e analisados pequenos resumos sobre cada linguagem e um trecho de código de “olá mundo” para cada uma, para que você tenha uma breve ideia da linguagem. Vamos lá?

Primeiramente, dê uma olhada na lista das 10 melhores linguagens de programação, segundo o JournalDev:

  1. Python: A linguagem básica para IA e machine learning
  2. Java: A melhor para desenvolvimento de back-end
  3. JavaScript: A escolha popular para scripts front-end
  4. C ++: A melhor linguagem para codificação de uso geral
  5. C: A mais confiável até o momento
  6. Ruby: Escolha comprovada para ciência de dados e desenvolvimento web
  7. C#: Uma poderosa linguagem orientada a objetos da Microsoft
  8. Swift: A mais eficiente para o desenvolvimento do iOS
  9. PHP: A melhor linguagem de desenvolvimento web back-end
  10. Golang: Uma linguagem de programação de sistema escalável do Google

Agora que já conhece o ranking, podemos falar sobre cada uma.

1. Python – A linguagem básica para IA e machine learning

Desenvolvido nos anos 90 por Guido van Rossum, o Python é sem dúvida a linguagem amada por todos. Possui uma baixa curva de aprendizado e capacidade de funcionar em uma configuração no nível da indústria.

Python foi uma linguagem desenvolvida com foco na experiência do desenvolvedor.

Possui uma sintaxe simples e elegante, além de uma comunidade ativa. É amplamente utilizado nas áreas de IA, aprendizado de máquina, ciência de dados e desenvolvimento web.

“Olá mundo” em Python:

print("Hello World")

2. Java – A melhor para desenvolvimento de back-end

Java é para JavaScript o que é carro para tapete – Chris Heilman, autor de “Beginning Javascript with DOM Scripting”.

O Java foi desenvolvido em um esforço para criar uma linguagem de programação interpretada simples e orientada a objetos. Era para funcionar como uma alternativa ao C++, amplamente usada em aplicativos de negócios dos anos 90. Porém, com o tempo, o Java ultrapassou em muito o C++ em termos de popularidade devido à menor barreira de aprendizado e à natureza altamente distribuível do código Java.

Java, com a ajuda da Java Virtual Machine, é uma linguagem independente de plataformas. Isso a torna a linguagem de programação mais popular para empresas. Java é amplamente utilizado nas áreas de desenvolvimento de aplicativos, Big Data e desenvolvimento web.

“Olá mundo” em Java:

public class HelloWorld
{
 public static void main(String[] args)
 {
  System.out.println("Hello World");
 }
}

3. JavaScript – A escolha popular para scripts front-end

O JavaScript foi desenvolvido por Brendan Eich para o Netscape durante a primeira guerra de navegadores. Apesar de começar com um design ruim e falta de recursos, o JavaScript cresceu e se tornou uma linguagem de programação dinâmica de alto nível.

Javascript é a fita adesiva da internet – Charlie Campbell, jornalista da Time.com

Com as inovações do Node.js e do AngularJS, o JavaScript se tornou hoje a principal linguagem de programação front-end.

O JS oferece o paradigma orientado a eventos que suporta requisitos de aplicativos que dependem muito de tarefas de E / S. Também é amplamente usado nas áreas de desenvolvimento web, desenvolvimento back-end e computação sem servidor.

“Olá mundo” em Javascript:

<script>
 alert('Hello World');
</script>

4. C ++ – A melhor linguagem para codificação de uso geral

Desenvolvido como uma extensão do C, o objetivo original do C++ foi criar uma linguagem que pudesse trazer recursos orientados a objetos para a popular linguagem C.

Com o tempo, evoluiu ainda mais como uma linguagem de uso geral, com acesso de memória de baixo nível e controle completo de hardware. C++ é uma linguagem que provavelmente oferece a mais ampla variedade de recursos, o que dificulta o domínio.

O C++ pode funcionar em todas as plataformas e tirar proveito de qualquer tipo de hardware. É uma linguagem de programação muito rápida que o torna popular para uso em sistemas com restrições de recursos. O C ++ é amplamente utilizado nas áreas de programação de sistemas, desenvolvimento de jogos, IoT e sistemas embarcados.

“Olá mundo” em C++:

#include<iostream.h>
using namespace std;
 
void main() {
    cout<<"Hello World";
}

5. C – A mais confiável até o momento

Desenvolvido na década de 1960, o C foi criado com um requisito importante: ser uma linguagem de uso geral que pudesse usar eficientemente os recursos do sistema. Era uma época em que cada byte de memória era essencial.

Como o C ++ foi baseado em C, eles compartilham funcionalidades como acesso de memória de baixo nível e controle completo de hardware.

C é dependente da plataforma e difícil de dominar. Ainda hoje, é uma das linguagens de programação mais usadas. É também a linguagem que inspirou inúmeras outras, como Ruby, C ++, Python e PHP. C é amplamente utilizado nas áreas de programação de sistemas, desenvolvimento de jogos, IoT e sistemas embarcados.

“Olá mundo” em C:

#include<iostream.h>
void main()
{
    printf("Hello World");
}

6. Ruby – Escolha comprovada para ciência de dados e desenvolvimento web

Ruby começou como uma linguagem de script orientada a objetos. Porém, com o tempo, se tornou uma linguagem de programação interpretada de alto nível para uso geral. Possui uma curva de aprendizado bastante plana, com foco na produtividade e na experiência do desenvolvedor.

Ele combina alguns dos melhores recursos de todas as linguagens de programação populares. É dinâmico, funcional e conciso.

Além disso, possui uma comunidade ativa, além de excelente suporte de estrutura. Ruby é amplamente usado no campo do desenvolvimento web, análise de dados e desenvolvimento de IA.

“Olá mundo” em Ruby:

puts "Hello World"

7. Uma poderosa linguagem orientada a objetos da Microsoft


A Microsoft desenvolveu o C# como uma linguagem de programação semelhante ao C com recursos orientados a objetos. Isso fazia parte do projeto .NET. Inicialmente, a linguagem era vista como uma cópia do Java. No entanto, desenvolvimentos futuros trouxeram uma identidade clara e distinta ao C#.

O C# oferece uma ótima experiência para o desenvolvedor. Com o apoio e a presença da Microsoft há mais de duas décadas, possui inúmeras bibliotecas e estruturas.

Além disso, é uma linguagem de programação independente de plataforma. O C# é amplamente utilizado nas áreas de programação de sistemas, desenvolvimento de jogos, desenvolvimento web e desenvolvimento de aplicativos.

“Olá mundo” em C#:

namespace HelloWorld
{
    class Hello
    {
        static void Main(string[] args)
        {
            Console.WriteLine("Hello World");
        }
    }
}

8. Swift – A mais eficiente para o desenvolvimento do iOS

Swift é uma poderosa linguagem compilada de uso geral da Apple. Desenvolvido na última década, já substituiu efetivamente o C no desenvolvimento de software nas plataformas Mac e iOS.

Sua sintaxe concisa e o foco na produtividade do desenvolvedor contribuíram para a linguagem começar sua expansão a outras plataformas.

O Swift oferece ótimos recursos por ser uma linguagem moderna e rápida o suficiente para ser comparado ao C ++. Hoje, o Swift é amplamente utilizado nas áreas de desenvolvimento de aplicativos para iOS, programação de sistemas, deep learning e IoT.

“Olá mundo” em Swift:

print("Hello World")

9. PHP – A melhor linguagem de desenvolvimento web back-end

Inicialmente desenvolvido como um conjunto de binários da Common Gateway Interface para o desenvolvimento de aplicativos Web dinâmicos, o PHP se transformou em uma linguagem de programação completa ao longo dos anos.

Ele tem sido usado para criar aplicativos da web há mais de 35 anos, com várias estruturas disponíveis para os desenvolvedores.

Apesar de ter ganhado popularidade recentemente, o PHP ainda é uma das linguagens de programação mais usadas.

Ele encontra aplicativos principalmente nas áreas de desenvolvimento de aplicativos da Web do lado do servidor e independentes, juntamente com o desenvolvimento de sistemas CMS.

“Olá mundo” em PHP:

<?php
echo "Hello World";
?>

10. GoLang – Uma linguagem de programação de sistema escalável do Google

Desenvolvido na década anterior, como o Swift, o Go foi criado pelo Google após perceber que as linguagens de programação existentes não estavam à altura da tarefa de lidar eficientemente com seus bancos de dados.

Go é uma linguagem conhecida por seu design, simplicidade e capacidade de lidar com o problema de escala de desenvolvimento.

O Go é fácil de aprender e fornece uma opção elegante e poderosa para os desenvolvedores. Além disso, é uma das linguagens de programação que mais cresce atualmente.

O Go é amplamente utilizado nas áreas de programação de sistemas, computação sem servidor, IoT e desenvolvimento nativo de nuvem.

“Olá mundo” em GoLang:

package main
import "fmt"
func main() 
{
     fmt.Println("Hello World")
}

Chegamos ao fim desta lista, mas é importante ressaltar que existem diversas outras linguagens poderosas e muito utilizadas. A questão não é encontrar a melhor linguagem de todas, mas aquela que melhor atende a uma determinada necessidade! Tendo isso em mente, esperamos que este pequeno levantamento de características possa servir como guia para uma pesquisa mais profunda sobre as principais linguagens de programação.

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *