Principais aplicações de Python

Read Time:3 Minute, 51 Second

Em julho de 2020, o IEEE Spectrum divulgou o resultado da combinação de 11 métricas que compôs o ranking das linguagens de programação mais populares do ano, cujo primeiro lugar permanece o mesmo de anos anteriores: Python. Criada em 1989 por Guido Van Rossum, pode-se afirmar que a popularidade da linguagem foi impulsionada por características como versatilidade, permitindo que funcione em vários ambientes, simplicidade, facilitando a escrita de um código legível, e por ser open-source, ou seja, todos podem baixar, distribuir e até modificar de forma livre e gratuita.

Sendo assim, quais aplicações esta famosa linguagem possibilita? Em que áreas o Python se mostra viável? Vamos então conhecer alguns dos principais usos da linguagem Python!

Desenvolvimento Web

Python oferece diversos frameworks para desenvolvimento web, os quais são essenciais para a construção do back end. Os frameworks se encarregam das requisições entre o cliente e o servidor, lidam com o banco de dados e muito mais funções que ocorrem por trás de uma página da web, que o usuário não enxerga. Conhecidos por sua segurança, escalabilidade e flexibilidade, alguns dos frameworks mais apreciados são Django e Flask.

Desenvolvimento de Jogos

Python oferece diversas bibliotecas, para inúmeras finalidades, inclusive para implementação de jogos interativos. Pode-se citar o PySoy, muito útil para o desenvolvimento de jogos 3D, o PyGame, Arcade e Blender. Jogos famosos como Battlefield 2, EVE Online, Frets on Fire, World of Tanks e Toontown Online foram escritos em Python ou o utilizam de alguma forma dentro de seu desenvolvimento, veja aqui mais exemplos. Uma lista de jogos e bibliotecas relacionadas foi disponibilizada pela comunidade em https://wiki.python.org/moin/PythonGames.

Inteligência Artificial e Machine Learning

O Python é extremamente útil para essas promissoras áreas da computação, pois precisam de uma linguagem estável, segura e com ferramentas para lidar com as especificidades de cada projeto. Entre as bibliotecas mais utilizadas estão Scikit-learn, TensorFlow, Numpy, Pandas e SciPy, voltadas para matemática, engenharia e análise de dados e também muito usadas para ciência de dados, que é o próximo tópico. Exemplos de usos bem sucedidos na área são o Skyscanner, cujo algoritmo estima o comportamento de rotas de avião, e o AiCure, aplicação que usa reconhecimento facial e identificação de movimentos para assegurar que os pacientes tomem os medicamentos na hora certa. Veja aqui mais casos de sucesso de Python aplicados em inteligência artificial.

Ciência de Dados

De acordo com o Instituto Gartner, é possível que 2,2 milhões de terabytes de novos dados sejam gerados diariamente! Para analisar, armazenar, processar, visualizar e realizar as várias manipulações com grandes volumes de dados, o Pyhton possui bibliotecas ideais com funções que podem ser, além de úteis, essenciais na hora de lidar com os dados. Com adição das mencionadas no tópico anterior, bibliotecas como Seaborn e Matplotlib podem ajudar na plotagem e exibição de gráficos.

GUI

Para que o usuário possa interagir com o software, é necessário que haja uma interface gráfica para viabilizar essa comunicação, a chamada GUI (do inglês Graphical User Interface). Python também é utilizado no desenvolvimento de aplicações para desktop, pois possui diversas ferramentas que facilitam a construção da GUI, como WxWidgets, Tkinter, Kivy, PyGTK e várias outras. Neste link, a comunidade faz uma breve comparação e levantamento de características relevantes para algumas das principais ferramentas de GUI baseadas em Python.

Web Scraping

Uma técnica poderosa para extrair dados de sites, o web scraping pode ser muito proveitoso para profissionais na área de marketing, por exemplo. A coleta e manipulação desses dados podem ser facilmente realizadas com o Python, especialmente com a biblioteca mais famosa para este fim, a BeautifulSoup e auxiliada por outras também úteis para diferentes áreas, como a biblioteca Pandas.

Negócios

Os sistemas desenvolvidos para empresas possuem necessidades e características diferentes de um software comum, exigindo altas escalabilidade, legibilidade e extensibilidade. Para esta finalidade, Python apresenta como soluções o Odoo e o Tryton. O primeiro consiste em um software de gerenciamento que forma um conjunto completo de aplicativos de gerenciamento corporativo, e o segundo é uma plataforma de aplicativos de três camadas, alto nível e uso geral muito vantajosa  para construir aplicativos de negócios.

Existem outras áreas muito interessantes nas quais o Python está presente, como aplicações para reprodução de mídia, sistemas embarcados (como o Raspberry), manipulação de números voltados para a ciência (usando bibliotecas especializadas em matemática) processamento de imagem, e diversas outras.

Além da versatilidade de uso para esta linguagem, é importante ressaltar sua baixa curva de aprendizado e sua gigantesca e ativa comunidade, sempre com ideias e cooperação. Portanto, motivos não faltam para conhecer e se aprofundar em Python!

Happy
Happy
0 %
Sad
Sad
0 %
Excited
Excited
0 %
Sleppy
Sleppy
0 %
Angry
Angry
0 %
Surprise
Surprise
0 %

Average Rating

5 Star
0%
4 Star
0%
3 Star
0%
2 Star
0%
1 Star
0%

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *